BLEACH JET Artbook (Volume 1): Entrevista (QUESTÕES 1-15)

BLEACH JET é um artbook contendo centenas de ilustrações, que foi lançado em 4 de dezembro de 2018 e dividido em 2 volumes. Ao longo do artbook, há informações sobre o trabalho do Tite Kubo, vindo de uma entrevista. Para formular a entrevista, fãs de todo o mundo enviaram perguntas, onde dentre as mais de 1000 perguntas de múltiplas línguas, 51 questões foram selecionadas. Tais questões foram divididas em 5 categorias e discutidas ao longo da entrevista.


Q.1: No final do volume 1, é declarado em sua introdução de personagem que “William Shakespeare” é uma pessoa que Ichigo respeita, mas existe alguma razão em particular do porquê?

Kubo: Bem, por um motivo particular ... (risos). Eu simplesmente gosto dele, é tudo. No entanto, se você me perguntasse se eu era um ávido leitor de suas obras a ponto de chamá-las de minhas favoritas, eu diria que não é realmente o caso, é mais uma apreciação pelo diálogo do que um carinho. Do conto em si, há muitos diálogos que eu gosto.
—— J: Você já colocou eles para usar em 'BLEACH'?
Kubo: Eu acredito que não os usei, mas há muitas linhas que ficaram comigo por um longo tempo.
J: Que tipo de linhas?
Kubo: Vamos ver, suponho que eram linhas como a de “O Mercador de Veneza”. Uma das primeiras linhas que lembro bem é“Beshrew seus olhos, eles me olharam e me dividiram. Uma metade de mim é sua, a outra metade sua ” , esse tipo de coisa…
—— J : Tenho certeza de que há aspectos do 'BLEACH', em que o clima desse diálogo pode ser de certa forma aplicável.
Kubo: A primeira vez que você é levado a pensar “talvez seja assim?”, Então depois de dar uma volta com diálogos que têm um significado oposto. O tipo de impressão que fica em você com as mesmas palavras repetindo-se uma segunda vez é algo que requer grande habilidade.
J: Eu vejo. Esta é a informação que você está revelando para esta primeira vez, não é?
Kubo: Isso mesmo. Porém, acho que provavelmente é preciso dizer.
J: Mas quando eles ouvem algo assim, acho que o público também vai tentar ler Shakespeare. Eles podem pensar em algo como “ele habitualmente adota esse tipo de ponto de vista baseado em diálogos”, detalhes como esse são boas notícias para os leitores.


Q.2: No romance “WE DO knot ALWAYS LOVE YOU”, há uma descrição que menciona que Uryuu está na escola de medicina e Ichigo também está cursando universidade, mas Ichigo estuda um curso universitário geral?

Kubo: Sim, ele faz. Embora eu não descrevesse isso especificamente na história, com base na configuração, sinto que ele estudaria literatura inglesa.
- J: Há especulações entre outras questões também que talvez Ichigo tivesse estudado medicina.
Kubo: Claro. Eu senti que provavelmente é esperado que ele se tornasse um médico. Mas eu considerei “como seria se Uryu e Ichigo se tornassem médicos?” Eu disse que talvez seja melhor deixar Ichigo seguir seu próprio caminho.
J: Então ninguém vai assumir a clínica Kurosaki?
Kubo: Não vai mudar de mãos. O velho deles ainda está lá! Ele corre sozinho (risos).
J: Talvez algum dia Yuzu e Karin irão?
Kubo: É possível que eles possam herdar a clínica no futuro.
J: Isso expandirá rapidamente os horizontes de nossa imaginação!


Q.3: Quando Ichigo e Orihime começaram a namorar? Ou de que ponto no tempo Ichigo começou a gostar de Orihime romanticamente em primeiro lugar? Fiquei entusiasmado ao ver que esses dois se casaram, então gostaria de estender minha gratidão por qualquer detalhe em torno deste tópico!

Kubo: Com relação a estes dois, eles estavam prestes a começar um namoro quando Ichigo era um estudante universitário. Eles formalmente começaram a namorar depois que ambos se tornaram adultos trabalhando. No entanto, dado que bleach não é um mangá romance, o romance é desenhado apenas como um componente suplementar. É por isso que eu não vou entrar em muitos detalhes sobre outros personagens também, no entanto, me faz feliz se eu posso chamar a atenção do leitor através de sua interpretação.
J: Você espera que os leitores formem suas próprias visões através dos sentidos espaciais retratados entre os outros personagens?
Kubo: Sim, exatamente. Eu acho que fazer especulações sobre esse aspecto é provavelmente a parte mais divertida.


Q.4: Depois que “Shiba Isshin” se tornou “Kurosaki Isshin”, ele já se reuniu com Hitsugaya e Rangiku?
Kubo: Desde que se tornou "Kurosaki Isshin", Hitsugaya e Rangiku ficaram afastados. Aconteceu para vê-lo quando eles chegaram com o avançar do grupo. Então, foi estabelecido dentro da estrutura da história original que o par o reconhece naquele momento. É por ele ter notado a presença de Isshin, que Hitsugaya veio para o Mundo dos Vivos junto com outros membros do esquadrão nos estágios finais do arco Shinigami Substituto Desaparecido, assim como proferiu a frase “Estou feliz que o cara [Ichigo] foi o próximo substituto do shinigami.”

J: Os dois lados tinham um sentimento um tanto "nostálgico" na época?
Kubo: Eu diria que esse deve ter sido o caso. Quero dizer, eles vieram para a casa do Ichigo apesar de tudo (risos).
—— J: Também é possível que eles o tenham visto enquanto se escondiam no quarto de Ichigo?
Kubo: Eles devem ter visto ele em algum lugar. Eles absolutamente notariam ele.
—— J: Eles intencionalmente evitaram pisar em sua vida?
Kubo: Isso mesmo. Porque é o caso que Isshin estava cuidando de sua vida diária, enquanto ocultava sua verdadeira identidade. Hitsugaya e Rangiku são do tipo que pensam “é melhor não tocar no assunto”, e também porque Isshin não era mais capitão, para ele. Então para fazer contato com algo como "sou eu, seu ex-capitão!", eles acreditavam que faria mais mal do que bem.
J: Eu vou ter uma série complexa de sentimentos ao reler a história depois de saber que eles estavam fingindo ignorância um com o outro.
Kubo: Se bem me lembro, havia propostas buscando trazê-los para o contato uma vez em uma história do anime ou algo parecido, mas eu ainda não tinha desenhado no trabalho original, até que ele revela sua verdadeira identidade. Bem, Isshin não é um bom tipo para iniciar contato, então eu tive uma discussão e, finalmente, disse a eles para abandonar a ideia.


Q.5: Qual era o nome da família de Rukia antes dela ser adotada no clã Kuchiki?

Kubo: Durante seu tempo em Rukongai, ela não tinha um nome de família!


Q.6: Você poderia nos contar sobre os perfis de Kazui e Ichika e suas músicas temáticas? Você também seria capaz de nos dizer se havia alguma coisa pela qual você prestou atenção especial, ou era particular quando você ainda estava no processo de criar esses dois?

  • Abarai Ichika

Aniversário: 28/10

Coisa favorita: o pai.

Não gosta: Monstros.

Música tema: → Pia-no-jaC ← “Typhoon”

  • Kurosaki Kazui

Aniversário: 29/04

Coisa favorita: Hoodie

Não gosta: Não há nada que ele não goste.

Música tema: Schroeder-Headz “Newdays”


Kubo: Seus Zanpakutsōs são um segredo. Não há um aspecto particular que eu prestei atenção extra ao criar os dois, mas se eu tivesse que escolher, eu diria que estava misturando elementos de ambos os pais de uma maneira equilibrada.
—— J: Você quer dizer um equilíbrio?
Kubo: Tanto em termos de aparência externa quanto de caráter interno, eu considerei coisas como "quais elementos dos dois pais seriam mais interessantes de amplificar?" Eu folheei as personalidades e gêneros para ambos.
—— J: Kazui certamente parece com o jeito de Orihime, há aquela aura descontraída sobre ele.
Kubo: De relance, sua cor de cabelo é a de Ichigo, mas suas características faciais vêm de Orihime.
—— J: E Ichika parece com o jeito de ser do Renji. Então, isso significa que o padrão oposto também é uma possibilidade?
Kubo: Isso está correto. Se eles tivessem uma garota, com toda a probabilidade ela teria uma personalidade parecida com Ichigo com cabelos que lembram Orihime.
—— J: Um garoto que também leva Rukia? Eu acho que em si é algo que gostaríamos de ter um pequeno vislumbre.
Kubo: O oposto também teria sido interessante. Entretanto, em relação a Ichika, decidi fazê-la de uma certa maneira desde o início. No primeiro filme de animação “Memories of Nobody”, a personagem feminina Senna é apresentada, mas essa garota foi originalmente projetada com a imagem mental do filho de Renji e Rukia em mente. Ela é retratada como uma garota humana comum dentro da história, no entanto, durante o estágio de design, minha intenção era projetar ela como a filha de Rukia e Renji de um universo paralelo. Sua coloração é diferente da de Ichika.
J: Quando você compara os dois, eles certamente parecem semelhantes.
Kubo: Senna tem a cor do cabelo de Rukia. Ichika foi feita com esse tipo de design como base.
—— J:Quando Ichika foi introduzida pela primeira vez, as pessoas notaram que havia um sentimento parecido com Senna.
Kubo: Eles foram originalmente baseados no mesmo conceito, no fim das contas.
J: Incrível, essa é uma história real.


Q.7: Eu gostaria de perguntar sobre o tipo de ideias que você imaginou em torno da cena de batalha entre Zaraki e Unohana.

Kubo : É uma daquelas cenas que venho planejando desenhar há muito tempo. Que Unohana foi a primeira Kenpachi é algo que eu decidi desde muito cedo, eu estava sempre pensando "por quanto tempo devo manter isso em segredo?" E "como faço para lidar com a sua revelação?"
—— J: Você decidiu sobre isso a partir de sua primeira aparição?
Kubo: Algo assim. Decidiu-se desde o início que o desenho do penteado de Unohana também tinha o propósito de esconder a cicatriz no peito.
—— J: Nas introduções dos capitães de “KaraBuri +”, Unohana foi dito ter a mesma eficiência de combate que Genryūsai, então na época eu pensei “como diabos essa pessoa é tão forte!” Eu disse a mim mesmo “definitivamente algo mais para isso, eu me pergunto o que é isso?
Kubo: Só para estar no lado seguro, quando o cabelo dela está preso nos meus desenhos, eu nunca a coloquei de frente para o público. Eu a faria virar para mostrar seu perfil lateral ou ficar de costas, e assim a cicatriz permaneceu escondida.


Q.8: Como surgiu a ideia de colocar Kurotsuchi Mayuri com maquiagem e acessórios ultra-distintos? Houve algo que te inspirou a fazer isso?

Kubo: Originalmente a maquiagem do rosto de Mayuri veio a ser desenhada de tal maneira porque eu gostava de Marilyn Manson naquela época.
—— J: Ah ~! Entendo!
Kubo: No entanto, eu não queria fazer exatamente o mesmo, então alterei o efeito da maquiagem. Isso foi tudo que eu precisava para mudar a impressão por um montante considerável.
—— J: Isso faz muito sentido!
Kubo: Como a maquiagem de Marylin Manson é única, se eu a deixasse intocada, as pessoas acabariam dizendo “é literalmente o Manson!” (Risos)
—— J: Mayuri tinha a maior variação de traje, não?
Kubo: Isso mesmo. É divertido fazer isso (risos). Eu acho que provavelmente foi na época do último capítulo, mas eu não conseguia me decidir sobre o design dele, então eu deixei a minha sobrinha escolher para mim. Quando minha sobrinha ainda tinha um ou dois anos de idade, eu estava fazendo uma nova série de desenhos na casa da família, coloquei-os lado a lado na frente da minha sobrinha e pedi que ela escolhesse um deles dizendo “qual você gosta?”
- J: (risos) Os outros contendores para o traje de Mayuri na época, agora estão registrados no livro [incluído no JET].
Kubo: Essa é provavelmente a única vez que fiquei tão perturbado com o design dele.


Q.9: Eu comecei a ler Bleach, passou um tempo e quando me dei conta isso, eu já estava na idade de casar. Venho a pensar sobre isso, como é a situação do casamento para os veteranos entre os capitães?
Kubo: Agora que você mencionou, eu nunca pensei nisso.

J: Que Byakuya era franco sobre se casar entre outras coisas, e para um personagem legal/bonito daquele tipo encontrado em mangá para se casar, é surpreendentemente uma visão rara.
Kubo: Eu acho que tenho a sensação de que todos podem se casar, mas esse tipo de ambiente não parece se aplicar aos demais capitães... Mesmo assim, lamentaria se alguém como Genryusai, por exemplo, não fosse casado (risos).
—— J: Seus filhos teriam contato com Kazui e Ichika?
Kubo: O pensamento de talvez um filho pertencente a Genryūsai soa como um tópico bastante interessante para explorar. Eu acho que ele seria bem formidável.


Q.10: Quem é o tenente do esquadrão 13 que é capitaneado por Rukia dez anos depois? Pergunto-me se por acaso Renji se transferiu do esquadrão 6 para o esquadrão 13?

Kubo: Já que há uma impressão de que a nomeação de um vice-capitão está em espera, eu suponho que você poderia dizer que é Sentarō e Kiyone. É só que eu ainda não retratei esse cenário, o que eu devo fazer ... quer se goste ou não, se alguma outra pessoa se tornasse vice-capitã do nada, seria um caso solitário, e eu acho que é melhor que esses dois indivíduos assumirem a responsabilidade pelo bem de Ukitake e também de Rukia.

J: Parece que, ao herdar com sucesso os desejos finais dos falecidos Kaien e Ukitake, os dois estão totalmente dedicados a ajudar Rukia.


Q.11: Eu me pergunto se os Arrancars continuam batalhando tão inalterados quanto antes, mesmo depois de dez anos?

Kubo: Hollows no Hueco Mundo não podem sobreviver a menos que eles continuem comendo, sendo esse o caso, eu acho que eles ainda estão presos em uma luta pela existência, mas ... o que você acha de uma luta pelo poder? Halibel se tornou líder, você sabe.
—— J: Dado que eles estão sendo governados por enquanto, você sente que não há tanta brutalidade quanto antes?
Kubo: Eles estão gradualmente sendo feitos para ficar sob controle, quero dizer, talvez por algum acaso, eles estão no processo de construir um sistema pelo qual Hollows são capazes de absorver constantemente a matéria da alma.
- J: Nos romances de Ryōgo Narita, Halibel e Nelliel se tornaram figuras importantes.
Kubo: É ótimo que essas duas sejam líderes! E as duas são voluptuosas também (risos)!
—— J: O Hueco Mundo ficará terrivelmente pacífico agora não vai (risos).


Q.12: Parece que o Kubo sensei gosta tanto do Mayuri ao ponto de até fazer cosplay dele, mas se existe alguma coisa sobre o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Shinigami que não apareceu através da montagem da história original, eu gostaria pedir para o sensei revelar isso para nós. Eu acredito que eles estão bastante envolvidos em eventos que ocorrem nos bastidores da Soul Society, que foram trazidos à luz nos romances.

Kubo: Eles executam uma variedade de tarefas em segundo plano, eu me pergunto se “executar tarefas” responde à sua pergunta (risos).
J: Eles ainda estão secretamente conduzindo experiências humanas ou algo assim?
Kubo: Mayuri não considera a experimentação humana uma coisa ruim para começar.
—— J: Algumas pessoas também estão ansiosas para aprender “por que Mayuri foi preso” quando Urahara entrou no Ninho das Larvas.
Kubo: Agora que tocou no assunto, parece que eu não cheguei a abordar essa área.
J: Ele era o único indivíduo a ser mantido atrás de uma gaiola resistente. Isso poderia significar, por exemplo, que ele foi preso com a suposição de que deveria ser preso a fim de evitar a propagação de qualquer dano adicional devido a realização de um excesso de experimentos alimentados com perigo.
Kubo: Eu não vou entrar em detalhes aqui, mas é algo assim. Mayuri não é o tipo que diz “vou derrubar a Soul Society!”, afinal.
J: Parece ser nada mais do que o resultado de ir longe demais com sua curiosidade intelectual.
Kubo: Não há critérios sobre se Mayuri está ou não "exagerando". Ele tem um senso de valores quando se trata de 'bem e mal', mas seus padrões de 'bem e mal' diferem dramaticamente dos outros de qualquer maneira….
J: Tenho a impressão de que se não fosse por Akon, o esquadrão 12 seria capaz de seguir em uma direção arriscada.
Kubo: Você está certo sobre isso. Akon praticamente se tornou o mecanismo de parada perfeito.
—— J: Isso deve vir com grande dificuldade, certo? (Risos)
Kubo: Há um lado adorável para Akon quando ele está enfrentando problemas.


Q.13: Os aniversários pertencentes aos Arrancars e Shinigamis de "BLEACH" também são o aniversário do dia em que eles morreram como seres humanos?

Kubo: Eu fiquei intrigado com isso. Deveria ser o momento em que nasceram ou o momento em que morreram…? Já que os Shinigamis de sangue puro vieram a nascer como Shinigamis dos pais de Shinigami para começar, o caso deles difere do dos humanos. Por outro lado, os cidadãos Rukongai nasceram como humanos e ainda mantêm suas memórias quando vão para Rukongai… E foi assim que o palco foi montado para Shibata, não foi?
J: Sim, é assim.
Kubo: Suas memórias vão desaparecer gradualmente, é assim que parece.
J: Seria estranho se o aniversário de Shibata fosse o aniversário de sua morte, apesar do fato de que ele certamente conserva suas memórias.
Kubo: Assim, os aniversários de Shinigamis puro ou Arrancar indicam o ponto em que eles surgiram. Quanto aos cidadãos Rukongai, seus aniversários indicam o dia em que nasceram como seres humanos.


Q.14: Estou curioso sobre as atividades econômicas dos Shinigamis! Gostaria de perguntar se você tem algum detalhe sobre o tipo de compras que faz depois de receber um aumento salarial e assim por diante. Eu gostaria especialmente de saber como Soifon colocou seu salário inicial para usar.

Kubo: Eu acho que seu salário inicial foi usado para comprar algo para Yoruichi (risos).
—— J: Depois que ela se tornou capitã, como seria sua riqueza ao falar em termos de sociedade humana.
Kubo: As câmaras dos capitães que são fornecidas são como uma casa em primeiro lugar, e o próprio salário também é uma boa quantia de renda. Se estamos falando em termos do iene, o salário inicial de um capitão é de cerca de ¥ 2.000.000 por mês, a partir daí é emitido um aumento em cada ano fiscal e um sistema de mérito baseado no desempenho.
—— J: Foi notado que Renji também tem algo como um hobby colecionando óculos de ponta.
Kubo: Há uma impressão geral entre os vice-capitães de que eles não ganham muito, mas seus salários ainda começam em ¥ 700.000 por mês. Hisagi, por exemplo, assume responsabilidades como editor-chefe da “Comunicação Seireitei”, e também ganha um salário com isso. Parece que ele usa uma quantia considerável de seu dinheiro.
—— J: Na compra de coisas como guitarras, huh.
Kubo: Em qualquer caso, quando você se torna um capitão, você até recebe um subsídio executivo e, portanto, um aumento acentuado nos ganhos.
J: Os membros do esquadrão comum levam para casa o suficiente para sustentar suas famílias?
Kubo: É difícil porque um novo recruta ganha pouco menos de ¥ 200.000. No entanto, quando eles começam a escalar os escalões pouco a pouco e ganham uma posição sentada, eles podem se dar ao luxo de fazê-lo.


Q.15: Qual você considerou o aspecto mais desafiador no processo de construção da história de “BLEACH”?

Kubo: O aspecto mais desafiador, foi o prazo que eu tinha todas as semanas! Eu não tive dificuldades com a fase de desenho.

  • Notas da tradutora japonês-inglês (MissStormCaller):
Ichika, de fato, se refere ao pai dela como “Tōsama” (todas aquelas artes de fãs japonesas se tornaram verdade, parece).
Caso minha tradução não tenha sido clara o suficiente, Kubo não está dizendo que Sentarō e Kiyone são os vice-capitães do Esquadrão 13, mas que eles lidam com os deveres do vice-capitão. E mesmo com Kiyone como vice-capitã do esquadrão 4, sabemos que é possível assumir deveres de outros esquadrões, em WDkALY, Nanao foi capaz de lidar com 8 deveres de vice-capitã do time, além do próprio, porque Okikiba tem uma parte do cargo. Com Sentarō fazendo um compartilhamento, Kiyone deve ser capaz de gerenciar a carga do esquadrão 13 (ela parecia muito boa em papelada em WDkALY… se ela tem coisas açucaradas!)


Tradução do inglês/português: Luiz Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!