Tite Kubo

Noriaki Kubo, mais conhecido como Tite Kubo nasceu em 26 de Junho de 1977 Hiroshima. Teve o inicio de sua carreira consagrada com seu mangá Bleach que ilustra desde 2001 e que é publicado semanalmente na Weekly Shonen Jump.

O inicio

Para Tite o inicio de sua carreira como mangaká foi bastante conturbada, sua primeira obra Zombie Powder chegou a ser publicada na Shonen Jump enquanto ainda estava no ensino médio, porém, no 4º volume a série foi cancelada por não ter um número expressivo de vendas.

Bleach

Após o cancelamento de Zombie Powder, Tite continuou ilustrando e então surge o seu novo mangá: Bleach. Tite então enviou sua nova obra para a Shonen Jump mas para sua decepção Bleach acabou sendo rejeitado. Desesperançoso Tite pensou em desistir de ser mangaká, todavia isso mudou quando Akira Toryama, criador de Dragon Ball, o enviou uma carta dizendo que havia gostado do que leu pediu para ele não desistir e continuar a história. Novamente Tite enviou Bleach à Shonen Jump e desse vez tudo deu certo, Bleach foi aceito, e em 2004 Bleach ganhou uma versão anime pelo estudio Pierrot e transmitido na TvTokyo até 2012.

Influências

Apesar de sua grande obra ser Bleach, Tite não esqueceu de Zombie Powder e trouxe algumas "marcas" dele para Bleach como a aparência de alguns personagens e até mesmo a técnica Getsuga Tenshou de Ichigo se assemelha a uma das técnicas de Gamma Akutabi, protagonista de Zombie Powder. Mas não é só isso, Bleach tem muitas ideologias espelhadas de outros mangakás como Shigeru Mizuki e Gegege no Kitaro e também do mundo. Neste ultimo quesito Tite ousou mais e definiu a cada tipo de raça/guerreiro um idioma, assim sendo aos Shinigamis o japonês, Quincys alemão, e aos seres do Hueco Mundo o espanhol, o autor explica que o alemão soa forte e autoritário ideal para os Quincys e o espanhol ardente e fascinante e se que encaixaria perfeitamente ao contexto do Hueco Mundo.

Prêmios

Ao longo dos anos Tite Kubo adquiriu alguns prêmios notáveis como o prêmio de melhor shonen do Shogakukan Manga Shou, em 2004, um troféu com o formato do personagem Kon por ter alcançado 600 capítulos em 2014 e o mais recente foi um Zangetsu dourado por Bleach ter ultrapassado os 10 anos de publicação. Vale citar também que o anime de Bleach foi eleito o melhor anime shonen por três anos seguidos 2004, 2005 e 2006



Curiosidades

Tem dois gatos e um deles serviu de modelo pra criar Yoruichi na forma de gato
Ilustra o mangá pensando na futura versão em anime
Se inspirou nas obras de Masami Kurumada, criador de Cavaleiros do Zodíaco, para criar o figurino de Bleach
O personagem de mais gosta de desenhar é Mayuri Kurotsuchi e o que acha mais difícil é Ichigo Kurosaki
Tem problemas com depressão, ansiedade, peso e está constantemente em dieta
Seu esporte preferido é futebol
Gosta de jogar vídeo game para se distrair

2 comentários:

  1. Ainda bem que recebeu incentivo... Pena que a obra terminou assim.

    ResponderExcluir
  2. Que fantástico saber essas coisas sobre ele! Espero que fique bem da depressão e da ansiedade! E o final de Bleach é muito bom sim, acho que deviam dar mais atenção a ele. Pode até não superar a primeira fase do mangá mas está loooonge de ser ruim! Grande mangá!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!